1) Voce precisa fazer um curso para ser habilitado como Piloto Privado (PP) para aviao (PPA) ou helicoptero(PPH).
Piloto Privado nada mais é do que um piloto que voa mas nao ganha par isso. Em outras palavras não pode ganhar $$ levando pessoas e cargas pra onde viaja. Normalmente pilotam mono motores ou helicopteros pequenos.
O Curso envolve parte teórica, necessária para fazer o exama da ANAC (as famosas bancas) e são compostas por 5 matérias ( Regulamentos de Tráfego Aéreo, Navegão Aeronáutica, Meterologia, Teoria de Vôo e Conhecimentos técnicos/Mecanicos das aeronaves.
Passado na banca vc faz a parte prática em escolas e aeroclubes. E a parte prática são geralmetne de no mínimo de 35 a 40 horas de voo (pagas a parte).
Só dai vc vai solicitar a ANAC seu CHT (vulgo Brevet). Nele constara qual aeronave o Sr é habilitado para ser comandante (pilotar).
Diferente de carros, que vc pode uma vez com a carteira dirigir qualquer um (salvo para F1 e esportistas que requer super licença), na aviação, vc deve ser homologado para aquela categoria de aeronave que deseja comandar (pilotar), isto se deve ao fato de que as aeronaves possuem caracteristicas e comportamentos distintos, de operação e voo denotando aprendizando em cada uma delas para poder voar.
2) Depois de ser PP vc precisa fazer o curso de Piloto Comercial também composto pelas mesmas etapas da fase de PP (banca de 5 matérias - as mesmas por sinal, so que mais aprofundadas) e parte pratica de 150 horas em média (so que ai vc aproveita ja as horas que tem como PP e faz o restante para o PC).
Depois de ter a habilitação PC vc pode trabalhar em aviação, porém como dito antes somente em mono motores, se quiser voar multi motor, tem que fazer o curso específico para multi motor, ou o curso da aeronave que deseja (aeronve TIPO- Ai entram os Airbus, BOEINGs etc....). Isso raramente acontece antes do piloto ter entorno de 1000 horas no mínimo de comando em sendo PC.
Ninguém é maluco de soltar um avião desses grandes na mão de um novato hehe.
Se quiser virar instrutor deve fazer o curso de INVA (instritor de voo de aviao) ou INVH (helicóptero). - Composta também de Banca na Anac e de aula prática + check prático pela ANAC.
Para pilotar em linhas áereas como GOL TAM etc... o PC tem que ter também a licença de PLA = Piloto de Linha Aérea, que é obtida por meio da uma banca na ANAC composta de 2 matérias ( Regulamentos e Peso/Balanceamento de carga se não estou enganado).
Quanto ao curso de Universidade, ele é um curso extra, as materias ensinadas ali sao quase as mesmas das das Bancas e outras extras que complementam o aprendizado do futuro Comandante. Mas elas não podem por exemplo eliminar as BANCAS da ANAC, e não tem aulas práticas é tudo teoria.
Ser comandante não é so pilotar mas pilotar sabendo bem o que faz, por isso do complemento que muitos buscam na Universidade.
Faça seus pedidos no comentário, que em no máximo 24 horas eu posto o que você precisa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário